terça-feira, 27 de julho de 2010

Carta às autoridades de trânsito


O número de acidentes de trânsito em Lucas não pára de crescer. E um dos fatores concorrentes a este problema é a deficitária sinalização das ruas e avenidas. Há cerca de 60 dias, a cidade vem passando por intervenções para a cobertura por lama asfáltica em suas vias. O motivo é a conservação do pavimento decorrente da impermeabilização oferecida pelo produto. Mas que também, na contramão, traz o apagamento das faixas para pedestres e da pintura dos quebra-molas, por exemplo.

Além disso, em vários pontos as placas sinalizadoras estão encobertas por árvores e mato, o que impede a visão de motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas.

Já não é de hoje que se ouve falar da falta de luminosos, sinas de trânsito, ou ainda semáforos – como conhecidos os sinais de luz em várias capitais do país. Até hoje as autoridades municipais não deram explicações cabíveis que justifiquem a ausência deste facilitadores e reguladores de trânsito pela cidade. Sabemos que a manutenção dos semáforos é mais barata e duradoura do que a pintura do asfalto. Além disso, a sinalização é internacional e conhecida por qualquer leigo. Afinal de contas, todos sabem que a luz verde indica possibilidade de acesso; a amarela um chamado de atenção por que o acesso será interrompido em breve; e a vermelha PARE! Acesso fechado.

Por que então as autoridades continuam impedindo que esta tão proveitosa ferramenta seja utilizada? Será que as rotatórias espalhadas pela cidade, e que figuram nas estatísticas como locais onde mais ocorrem acidentes de trânsito, são mais proveitosas? Só nesta segunda-feira (26), dois acidentes na Avenida Mato Grosso, uma das principais vias de acesso do município, pararam o trânsito. Um na rotatória da Avenida Paraná e outro na rotatória da Avenida Rio Grande do Sul. Colisões que seriam facilmente evitadas pela sinalização luminosa.

No domingo, uma colisão na rotatória da mesma Mato Grosso, mas com a Avenida Bahia, tirou a vida de um trabalhador que teve a moto atingida por uma carro dirigido por menor. No mesmo local, há 90 dias, um jornalista sofreu duas fraturas expostas, na perna, no mesmo tipo de colisão. Além disso, trata-se de um local de acesso de pedestres e estudantes das escolas Dom Bosco, Anjo Gabriel e Olavo Bilac.

Até quando vamos esperar por providências simples como a sinalização luminosa do trânsito, pelo menos nas principais vias e cruzamentos? Pela pintura das faixas de pedestres, dos quebra-molas, das vagas para deficientes, das vagas para motos, etc. Quando será que vão descobrir as placas encobertas por mato e pelas folhas das árvores que não foram podadas pela prefeitura? Até quando? Até que ocorram mais acidentes e que morram mais pessoas no trânsito de Lucas? Responda quem for capaz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante pra mim.