terça-feira, 24 de agosto de 2010

Carta à TV Conquista


Deixo a TV Conquista com a certeza do dever cumprido e certo de ter ajudado esta repetidora do SBT a cumprir seu papel jornalístico, ético e sensato em cada um dos textos que escrevi, editei, fiz a locução e levei ao ar. Em cada matéria, entrevista ao vivo ou editorial produzidos por mim houve a convicção de que nada mais fui do que um jornalista íntegro e honesto com o juramento que fiz ao receber, por merecimento e empenho, o meu diploma conferido pela Faculdade Hélio Alonso, RJ, e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. A cada edição do Notícias das Seis que apresentei cumpri meu papel de levar informação com clareza, imparcialidade e conteúdo aos cidadãos de Lucas do Rio Verde.

Não posso deixar de falar do site www.tvconquista.com.br – um verdadeiro parto de risco: difícil, demorado, mas que está no ar. Ainda existem problemas a serem resolvidos, mas certamente de ordem externa ao serviço jornalístico da equipe Karis.

Vou sentir saudades da equipe de jornalismo. Passamos momentos difíceis, de muito trabalho, turbulência, teimosia; mas também de bons resultados. Estou certo de que ao redigir o manual de jornalismo da Karis Comunicação ajudei a cada um dos jornalistas, editores, cinegrafistas. Que este modelo continue ajudando quem permanece na empresa e todos os outros que vierem. Obrigado pela compreensão, por me ouvirem - muitas das vezes de forma mais ríspida, mas certamente em consonância com a direção da empresa e pelo desenvolvimento da equipe de jornalismo.

Deixo meu abraço fraterno aos colegas que por esses dez meses conviveram comigo na redação da TV Conquista: editores (Tarsila, Neymar, Luciano, Thiago, Nádia e, por último, o Paulo, que acabou de chegar); repórteres (Bruna Bachega, Adriana Azambuja, Adriana Chiaradia, Edgar Savaris, Oliveira Neto e Mayara Martins); cinegrafistas (Neymar, Carlos Maranhão, Vinicius Olivo, Priscila Sordi (que muitas vezes deu uma força à nossa equipe), Romualdo Junior, Emerson, Israel e Willyeser); no comando do cafezinho as senhoras Neide e Maria. Não posso esquecer do meu amigo Fábio, que nessa minha estada diagramou o jornal O Luverdense.

Passamos por momentos estressantes no fechamento de cada edição, mas sempre procuramos fazer o melhor. Espero ter contribuído com o desenvolvimento profissional de cada um de vocês do mesmo jeito que vocês contribuíram com o meu. Desculpem-me se de alguma forma fui rude, mas sempre quis o melhor para todos nós. Estejam certos de que também aprendi muito com vocês.

Um abraço também ao pessoal do setor administrativo: Kauana, Andréa e Diana. Aos importantes servidores do departamento comercial que também deixaram a Karis e que fazem tanta falta a esta empresa: David e Janethe. Se esqueci de alguém, por favor, me desculpem, mas certamente não contribuíram em nada à minha estada nesta empresa.

A vocês, telespectadores da TV Conquista e leitores do site www.tvconquista.com.br e do jornal O Luverdense, o meu maior obrigado. Vocês, sem qualquer dúvida, me ajudaram a fazer com que estes veículos chegassem à primeira posição na preferência popular. Esta fidelidade fez com que o IPEC nos conferisse, em junho de 2010, o título de líderes de audiência. Trabalhei pra isso e sinto-me orgulhoso do resultado.

Amigos, sejam todos felizes e nunca abandonem seus ideais e convicções. Acreditem em vocês, façam jornalismo com amor, paixão e seriedade. Contem comigo e boa sorte sempre.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Atenção: seu voto vale ouro!


Começou a corrida eleitoral. A partir de agora você vai receber a visita daqueles candidatos que nas últimas eleições vieram à sua casa pedir voto, mas que depois de eleitos nunca mais voltaram. São aqueles mesmos “cidadãos” que enfeitaram a cidade de placas, fizeram muito barulho com carros de som e foram à TV mostrar obras supostamente feitas por eles, mas que nem sempre tiveram seus apelos.

É hora, então, de rever seus critérios de escolha. Pensar se de fato vale à pena ouvir este sujeito, escutar novas propostas, promessas... Mas antes de tudo, faça uma auto-análise e descubra se você votou certo quando deu a ele a chance de chegar ao cargo que ocupa. Só depois decida se há verdade em seu discurso e se é possível mantê-lo no cargo.

Muitos de nós cometemos o erro de “esquecer” em quem votamos. Quatro anos após as eleições não lembramos os nomes dos deputados federal e estadual que ajudamos a eleger; muito menos dos senadores. Quando muito, lembramos em quem votamos para governador e presidente. E sabe por que isso acontece? Porque esquecemos de cobrar diariamente que estes candidatos depois de eleitos façam um trabalho honesto e prestem contas à sociedade que os elegeu.

Quantos de nós paramos para assistir os canais públicos da Câmara, Senado, Judiciário? Quantos assistimos às sessões plenárias? Quantos paramos para ler o material impresso de divulgação destes setores ou navegamos em seus sites? São estes os melhores canais de comunicação direta com os políticos e que nos dão base comparativa para apreciarmos os mandatos quando lemos nos jornais abertos, ouvimos rádio e assistimos os telejornais que criticam o trabalho de cada político.

Precisamos nos posicionar a todo o tempo. Bater à porta dos gabinetes e exigir que os representantes da sociedade façam política para a sociedade e não para umbigos. Temos que fazer ecoar nosso grito crítico de cobrança e a voz de agradecimento se for necessário. Não podemos nos calar, cruzar os braços e ficar passivos diante de promessas vãs.

Somos cidadãos; temos direito de escolha, mas precisamos fazê-la de forma balizada. Precisamos de argumentos capazes de nos posicionar diante ao cenário político. As eleições se aproximam. Vamos fazer seis escolhas: presidente, dois senadores, deputados federal e estadual, governador. Não podemos errar, afinal de contas delas dependem o nosso futuro coletivo.

“Não é digno de ter direitos quem não luta por eles”, já dizia o promotor de justiça Bernardo Boclin Borges, da comarca de Niquelândia, em Goiás. Mas para exigir direitos temos que ter argumentos capazes de sustentar nossas teses e provar que estamos aptos a eles.

Na última terça-feira (17), começou em todo país a propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão. É a chance que todos nós, brasileiros, temos de ouvir o que cada candidato tem a dizer para avaliar se merecem nosso voto. Assista aos programas, debata as propostas apresentadas com seus pares. Sugira, através de e-mails, cartas, conversas, comícios, etc., mudanças nos programas de cada candidato. Reúna-se com seus familiares, amigos, vizinhos e escolham, em conjunto, em quem votar. Afinal de contas, os candidatos precisam representar a sociedade e não apenas ele e você.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Brasil de Paz


Foge o século da Lua.
Escoam-se dois milênios
De santos, heróis e gênios
Com Cristo ensinando o amor;
Mas o ódio continua
E agarra-se ao chão da Terra,
No torvo dragão da guerra
Por monstro devorador.

A inteligência remoça
A idéia de liberdade,
Sem o poder a degrade,
Tombam mitos, caem reis.
No entanto, quando se esboça
A união de povo a povo,
Explode a guerra, de novo,
De novo quebrando as leis.

Desde Atenas se promove
Um mundo claro e perfeito;
Roma estatui o Direito,
Mas varrendo a floração
Da França de Oitenta e Nove,
Rugem na grande chacina
O terror, a guilhotina
E as batalhas da opressão.

Aos clarões da Nova Era,
Milhões de cérebros agem;
A ciência quer passagem
Para acender o porvir;
O Tempo ávido espera,
O atrito vibra no ar,
O mundo roga: - avançar!...
Clama a guerra: - destruir!...

Tanto progresso se espalha,
Agiganta- se a cultura,
E a Terra sofre, insegura,
No temor do próprio fim,
Contudo, sob a metralha,
Cristo, na luz que ele encerra,
Repete às nações da Terra:
-“Amai-vos e vinde a mim!...”

Espíritos Benfeitores
No Brasil, perante o mundo,
Tocados de amor profundo,
Retornam do Grande Além
E, entre ocultos resplendores,
Dissolvem taras primevas,
Rompendo os grilhões das trevas
Na forja viva do Bem!

Por isto, agora ante a luta
Que em fogo se reinicia,
Sonhando nova harmonia
Na fé que se nos refaz,
De pólo a pólo, se escuta,
Onde a voz dos Céus alcança,
Que o futuro da Esperança
Pertence ao Brasil da Paz!...


(Mensagem recebida por Chico Xavier, em reunião publica no
Centro Espírita União, na noite de 15 de Outubro de 1980, em São Paulo)