sexta-feira, 31 de julho de 2009

Conclusão da oficina de telejornalismo ministrada por Robson Fraga


Joyce Trindade, Rosária Farage, PC Jr., Robson Fraga, Marco Aurélio,
Laila Wajntraub, Diogo Moraes e Claudia Magalhães

Chegamos ao final de mais um curso prático de Telejornalismo, no Rio de Janeiro; desta vez coordenado pela Rio Press. Durante 11h/aula, pudemos relembrar uma parte da história do telejornalismo, discutir pautas, pesquisa e ética. Treinamos técnicas de entrevista, impostação de voz, redação e locução para telejornal, além da construção de video-tapes e entradas ao vivo. Vivemos intensamente os desafios da reportagem. Cada aluno gravou dois VTs que podem ser apresentados como portfólio.

Acredito que alcançamos êxito e cumprimos nossos objetivos. Fico feliz em saber que ao lado do cinegrafista Marco Aurélio pude contribuir para a formação destes novos profissionais do jornalismo carioca e confirmar ainda mais a necessidade da formação profissional. Veja o que alguns alunos acharam do curso:

- Quero muito trabalhar; construir minha carreira nesta área do telejornalismo. Espero chegar lá um dia. Já fiz curso de telejornalismo na Escola de Rádio, com o Guilherme Cardoso (um dos apresentadores do EM CIMA DA HORA, da Globo News). Foi muito bom, aprendi bastante! Com vc foi um reaprendizado excelente, Diogo Moraes.

- Achei você um excelente professor; aquele que sabe fazer, conhece bem o assunto e sabe transmitir. Acredito que pode continuar esse trabalho sem medo de ser feliz, Rosária Farage.

- Bom, quanto ao curso de telejornalismo gostei muito. Acredito que o embasamento teórico do primeiro dia foi essencial para que pudéssemos desempenhar bem as atividades práticas. Teria gostado ainda mais se o curso fosse mais longo, para que houvesse oportunidade de produzir mais de uma reportagem, afim de não cometer os erros cometidos na primeira. É isso. Grande abraço e até a próxima, Sabrina Onzi.

- Parabéns, Robson. As aulas fizeram com que eu tivesse mais sede em conhecer o telejornalismo. Adorei!!!!, Paulo Cézar Junior.

- Gostei muito do curso. Foi um pouco difícil porque não sou nem jornalista nem estudante, mas aprendi coisas importantes de postura, impostação de voz e técnicas de reportagem que não fazia idéia que existia. Não entendo como podem ter tirado a exigência do diploma, não dá pra sair por aí dizendo que é jornalista só da boca pra fora.Tem muita coisa que aprender em sala de aula e se eu tinha alguma dúvida da importância de um diploma emoldurado na parede se dissipou nessas três noites que passamos juntos. Foi muito bom, pena que foi tão pouco tempo. Achei sua didática muito boa, Claudia Magalhães.




Diogo Moraes, Rosária Farage, PC Jr., Robson Fraga,
Marco Aurélio e Laila Wajntraub


Marco Auréilo, Robson Fraga, Rosária Farage e Laila Wajntraub


Marco Aurélio, PC Jr., Rosária Farage


Marco Aurélio e Laila Wajntraub


Marco Aurélio e Joyce Trindade


Marco Aurélio e Claudia Magalhães


Marco Aurélio, Robson Fraga e Claudia Magalhães

Robson Fraga e Marco Aurélio

9 comentários:

  1. Sem dúvida alguma o curso valeu a pena e foi um prazer fazê-lo. Robson, você está de parabéns!!

    Um abraço.

    Obs: É Diogo MorAEs..e não Moares rsrs

    ResponderExcluir
  2. Ok Diogo, foi só um "errinho" de digitação. Perdoe-me, vai! rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Adorei o curso: SHOW DE BOLA!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Robson! As aulas fizeram com que eu tivesse mais sede em conhecer o mundo do telejornalismo.
    Abraços,

    PC.

    ResponderExcluir
  5. Olá Robson! Bom, quanto ao curso de telejornalismo gostei muito. Acredito que o embasamento teórico do primeiro dia foi essencial para que pudessemos desempenhar bem as atividades práticas. Teria gostado ainda mais se o curso fosse mais longo, para que houvesse oportunidade de produzir mais de uma reportagem, afim de não cometer os erros cometidos na primeira. Acho que teria sido muito melhor se as reportagens tivessem sido gravadas "pelo shopping", assim os alunos poderiam entrevistar as pessoas, e não os colegas, e tirar daí mais uma boa experiência.
    É isso.
    Grande abraço e até a próxima!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do curso. Foi um pouco difícil porque não sou nem jornalista nem estudante, mas aprendi coisas importantes de postura, impostação de voz e técnicas de reportagem que não fazia idéia que existia. Não entendo como podem ter tirado a exigência do diploma, não dá pra sair por aí dizendo que é jornalista só da boca pra fora.Tem muita coisa que aprender em sala de aula e se eu tinha alguma dúvida da importância de um diploma emoldurado na parede se dissipou nessas três noites que passamos juntos. Foi muito bom, pena que foi tão pouco tempo. Achei sua didática muito boa.

    ResponderExcluir
  7. Olá Robson! Parabéns pelo curso de telejornalismo! É um prazer trabalhar com você!

    ResponderExcluir
  8. "E que democracia!" rsrs
    Vou acompanha-lo tbm, obrigada pela visita Robson.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante pra mim.